Psicoterapia Corporal (Análise Bioenergética)
O que é a Análise Bioenergética?
A Bioenergética é uma terapia que une ao processo terapêutico da fala, exercícios corporais e respiratórios, facilitando a compreensão de si mesmo, como uma redescoberta de dentro para fora , não apenas a nível mental, mas também corporal/energético, para que o indivíduo possa perceber possíveis causas dos seus conflitos, que estão registradas no seu corpo, principalmente nas tensões musculares e trabalhando estas através tanto das práticas dos exercícios da Bioenergética, assim como pela conscientização através do trabalho pela fala. É um terapia poderosíssima por auxiliar o indivíduo a se reintegrar (corpo-mente-emoção) e assim apossar-se de si mesmo, trazendo mais vitalidade e uma vida com mais sentido.
Por quê fazer terapia Bioenergética?
Para segurar o choro, a raiva ou qualquer outro sentimento, é necessária uma força muscular, tal controle seria saudável se não fosse repetido tantas e tantas vezes, desde a infância, até se tornar crônico e deixar, até mesmo, de ser percebido.
Os diversos conteúdos que foram reprimidos e que, em sua maioria, não estão conscientes, interferem no modo como o individuo se relaciona, trabalha, transa, confia etc.
Muitas autossabotagens e sintomas como ulcera, insônia, ansiedade, depressão e muitos outros podem estar relacionados com tais conteúdos que estão “debaixo do tapete”.
Quanto mais nos conhecemos, melhores decisões nós tomamos. Essa é um proposta que permeia quase todas as psicoterapias.
Na Bioenergética, além da proposta de tomada de consciência, também atuamos sobre a modificação a nível corporal/estrutural. Pois muitas ações que tomamos vem a partir da memória motora, estamos acostumados com um jeito de ser (que está no comportamento e tambem no jeito que nosso corpo se estruturou) então, ao atuarmos em ambos, ampliamos as possibilidades tanto de consciência, quanto da transformAção.
Como funciona a Análise Bioenergética?
Através, principalmente, de exercícios de autoconsciência, de expressão e respiratórios, com o auxilio da conversa para elaboração dos conteúdos que vierem a tona.
Por exemplo, se para controlar as vontades de chorar foi necessário tencionar os músculos do pescoço e da mandíbula, ao soltar tais tensões com os exercícios específicos, podem vir sentimentos que estavam aprisionados.
Com a conscientização e expressão de tais sentimentos, a energia corporal volta a fluir e carrega outras áreas que podem ter sido prejudicadas, como a sexualidade, a criatividade, responsabilidade por si mesmo, percepções de realidade, confiança em si mesmo e no outro e muitas outros ganhos, diretos e indiretos, permitindo que o indivíduo tenha mais energia em seus meios corporais, mentais, emocionais para se entregar e desfrutar da própria vida.
Se ainda tiver qualquer duvida ou quiser agendar uma primeira sessão para nos conhecermos e você experienciar essa técnica terapêutica, fale comigo pelo link no WhatsApp ao lado!